sexta-feira, 7 de março de 2014

A antiestética comunista e seus ecos opacos


        A arte do século XX se constituiu de movimentos isolados por grupos com diversas crenças sobre a realidade das artes; mas com um viés em comum: romper com o passado. Na verdade, todo artista é de alguma forma “realista”, no sentido de pretender mostrar em sua arte algum ponto da realidade. No caso da Arte Moderna não se trata de um realismo estético, mas os artistas modernos quiseram expressar uma realidade ideológica e filosófica, tentavam ser uma espécie de profetas que denunciavam o mundo e sua condição.
       Os artistas pré modernos já buscavam um tipo a realidade estética, uma  mimeses técnica. Admitia-se a mentira – temas míticos- e a despretensão de suas obras em relação a denuncias em relação ao mundo. Eles se permitiam criar alegorias, pois o que valia era a proximidade naturalista com a qual representavam as figuras. No modernismo, essa lógica inverte, o artista não mais quer o realismo estético em relação à natureza, e sim, ideológico, só que era uma ideologia falaciosa e niilista.
      A Arte Moderna, em sua maior parte, tem influencias anarquistas e comunistas. É a arte das rupturas, mutiladora das aparências naturais tal como a mutilação da ordem social e moral existentes até então. O Construtivismo era o movimento que tinha ligações diretas com o comunismo e que foi amadurecido dentro desta ideologia. Para os comunistas russos do inicio do século XX, a arte figurativa e temática estaria ligada a distração e deleite da burguesia ociosa. Segundo os idealistas, se a arte não fosse utilitária e comum, ela não serviria pra nada. A forma deveria servir a função, que por sua vez deveria servir ao utilitarismo. Aniquila-se o prazer, a criatividade e a virtude da apreciação; priva-se o homem de exercer uma função que está circunscrita em sua estrutura. Esses ecos nos explicam porque a arte e a arquitetura atuais são feias e insossas. A arte foi achatada e reduzida processos pragmáticos.

Pode-se observar tais intenções, claramente, na citação de Vladimir Maikóvsky, que foi um poeta e teórico russo, autor do Manifesto Construtivista.

Não avaliamos o nosso trabalho segundo o critério da beleza, não o pensamos como o peso da ternura e dos sentimentos. Com o fio de prumo na mão, com os olhos infalíveis dos dominadores, com um espírito exato como um compasso, edificamos nossa época como o engenheiro constrói as pontes e o matemático elabora as fórmulas das órbitas”. 

 Segundo a ideologia antiestética comunista, a arte com fins utilitários demandaria a  socialização da mesma , ou seja,  todos deveriam usufruir da sua funcionalidade e aprender sobre a ideologia marxista, pois ela tinha intenções extremamente doutrinárias.As únicas formas concebíveis por este sistema eram as formas geométricas mais simples, que remetem a racionalidade em supressão aos sentimentos (simbolizados pelas formas orgânicas). Qualquer linha curva que sugerisse o mínimo deleite foi banida da Rússia no inicio do século XX.
  
        As bases construtoras da antiestética socialista absorveram os princípios da Teosofia.       Wassilly Kandisnky, artista alemão abstracionista, foi o primeiro a adaptar suas teorias estéticas dentro do campo da Teosofia.  Kasimir Malevich, artista russo, seguidor de Kandinsky foi absorvido pelo governo russo para retratar a estética representativa da ideologia marxista, partindo de sua obra Quadrado preto, onde o artista atribui a esta forma e cor a supremacia geradora de todas as outras formas. Segundo Malevich, o quadrado é a representação do intelecto, porque é uma forma totalmente concebida por ele e que não se encontra na natureza, é a forma onipotente geradora de todas as outras. 

 
Quadrado Preto, 1916, óleo sobre tela




  
 Essa base vai influenciar toda a articulação comunista em relação a doutrinação, principalmente das crianças.

          Abaixo, um livro destinado as crianças na escola. Escrito em 1922, por EL LISSITZKY


     O livro basicamente conta a história de dois quadrados, um vermelho e um preto, qual segundo a teoria de Malevich é a forma absoluta, geradora de todas as outras - uma espécie de Deus. Eles chegam sobrevoando a terra, que é representada por um circulo vermelho, e observam como a mesma está desorganizada, a terceira página dá um zoom na desorganização (as formas se esbarrando e desalinhadas). Os quadrados vermelho e preto descem para resolver o problema e estabelecer a ordem. As formas, a medida em que se organizam em cima do quadrado preto, tomam a cor avermelhada. O quadrado preto vai embora e o vermelho repousa sobre a terra e todos vivem felizes para sempre....
A arte também passaria a servir  novas ostentações do Estado. Vladimir Tatlin (1885 – 1953), arquiteto ucraniano, projetou um monumento dedicado a  Terceira Internacional (organização internacional fundada por Lênin em 1919, para reunir os partidos comunistas de diferentes países). Assim era o projeto de seu mega templo:

 
Maquete da Torre. 1919
  • Altura pretendida: 400 m.
  •  No interior da estrutura estariam suspensos sólidos geométricos, girando em velocidades constantes, contendo salas de reuniões, escritórios e no topo um centro de informações com um aparelho especial de projeção para lançar imagens nas nuvens, dentre boletins de noticias, proclamações governamentais e palavras de ordem revolucionárias seriam fornecidas diariamente para o povo.
           A torre era uma estupenda declaração de fé numa sociedade comunista!
          Só que eles estavam há tantos séculos atrasados tecnologicamente e industrialmente, que o projeto utópico não saiu do papel, literalmente, pois virou estampa para selos russos. 


        Tudo girava a serviço do sistema comunista, apenas. Muitos artistas soviéticos fugiram da Rússia por não poderem desenvolver seus trabalhos. E ai de quem ousava fazer isso.... dá pra imaginar o que acontecia, não?
          O cinema era outra forte ferramenta que foi apropriada pelo sistema para produzir e reforçar sua doutrinação. Maiakóvsky reconhece o cinema como arte construtivista ideal: Industrial, mecânica, anônima, ligada a sociedade e ao mundo real, filmando as coisas existentes e destinado as massas
 
         Cartazes produzidos por Alexander Rodchenko (1891 – 1956) para o cinema e a propaganda.








          

          Eram apresentadas nas praças públicas peças teatrais encenando a revolução de 1917. As praças eram decoradas com formas geométricas suprematistas.

              Esse tipo de arte refletiu no Brasil na forma do Concretismo. E até hoje sofremos as graves consequências desses ecos. Pois, isso gerou uma arte cada vez mais pobre, abstrata e fragmentada. A maioria dos artistas e arquitetos modernos eram comunistas, e foram os principais formadores de opinião do século XX no Brasil e respondem até hoje de suas catacumbas quando se infringe os dogmas do niilismo e da esquisitice. Tente ser contemplado por leis de incentivos estatais com uma arte decente que logo escutará os berros dessa gente ressentida.

 
Franz Weismann 1960



 
       Como todo sistema ditatorial, o nosso atual governo não hesitou em encher os museus e galerias publicas com arte ideológica que trabalha a seu favor, que nega todo tipo de beleza e habilidade, valores que estão conectados ao modo de vida mais conservador. A arte hoje é, sem dúvida, ideológica e trabalha para o governo. Isso fica bem claro através do outdoor que foi instalado na Bahia, que retrata um beijo gay, sendo que uma das figuras representa Jesus - e que por sinal é uma obra patrocinada por lei de incentivo governamental, aquele mesmo governo que fala de “tolerância.”




  
        O governo norte americano também tem patrocinado bizarrices cujo objetivo é destruir qualquer valor histórico, pior, cuspir neles e literalmente, mijar neles.



  Andrés Serrano .‘Piss Christ’, imagem de Cristo na cruz submerso em um recipiente com a urina do artista.
  
          O que a arte na esfera publica representa é um grande medidor para a democracia, quando a arte está homogênea, principalmente as artes patrocinadas pelo governo, há algo muito errado acontecendo.

       Desde os tempos mais remotos os ditadores utilizam  arte a seu serviço. Os imperadores romanos usaram os retratos para a reafirmação do poder e de seu programa político. Foi a estratégia utilizada por Augusto  para unificar Roma, que não usou a força, mas a persuasão pela imagem.


    
Podemos ler claramente na escultura que o imperador mandou produzir, de si mesmo, as seguintes inscrições:
       Autoridade.
       Imagem de um herói que iria trazer paz a Roma – Pax Augusta.
       Gesto de estadista em  comando.
       Descalço – signo de humildade.
     •       Relevos na armadura: Narrativa que representava seu governo, de heroísmo, promoção de paz e aprovação dos deuses.
       Agrada todas as tendências políticas,  imagem militar atraente.
       Pode-se ler: Augusto é atraente e não ameaçador.

           Resultado: uma ditadura que durou 400 anos.

            O pior é  que os ditadores geralmente são eleitos democraticamente; utilizam técnicas persuasivas para criar uma convicção em massa, que quando não é pela imagem é através do discurso. Monopolizam a criatividade para usar a seu favor e priva o povo da ação criativa, formando um bando de zumbis ideológicos. 

Hitler também se valeu destes recursos para persuadir o povo, atribuindo a sua imagem figuras de caráter religioso, especialmente da religião judaico cristã. A imagem traz elementos messiânicos:  sobre a sua cabeça a luz e a pomba, uma alusão a cena do batismo de Jesus.



         A lógica é bem parecida  neste quadro de Frida Kahlo, cujo título da obra é: “o marxismo dará saúde aos doentes” (1954).



Acima, do lado esquerdo, temos a figura de Marx degolando o malvado Tio Sam, enquanto mãos miraculosas protegem Frida e lhe proporciona a cura, quando a mesma solta as muletas. Ela está segurando o livro vermelho, como um livro sagrado. Ao lado direito, acima, uma pomba branca da paz, semelhante a pomba do Espírito Santo, sem contar o titulo da obra.

"A atribuição de funções  messiânicas ao materialismo dialético simbolizado pela figura de Marx, assim como a identificação do mal com o “Tio Sam” exemplificam um padrão que se repete na cultura secular, embora nem sempre de forma tão clara.Ou seja, a compreensão do mundo contemporâneo passaria pelo rastreamento da funções divinas relocadas na cultura secular, e pela compreensão da relação que o homem “secular” tem com os objetos que absorveram essas funções"  Guilherme de Carvalho
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        Todos  os ditadores se posicionam como  os  salvadores da humanidade, seja com imagens, seja com discursos.  O que  eu observo claramente é a semelhança que o sistema socialista tem com as religiões mais fundamentalistas e desprovidas de liberdade. A contradição é que o discurso do socialista é sempre vinculado a neutralidade e é embasado numa ferrenha denuncia das religiões históricas "opressoras". O que eles não entenderam é que são mais religiosos  que os mais devotos, pois, não existe neutralidade.Se eles produzem uma estética feia e sem vida, lamentaremos! Pois por uma questão estrutural precisamos contemplar a beleza, que por sua vez já veio inscrita na natureza, e nós artistas necessitamos reproduzi-las, pois estruturalmente somos seres criativos. Precisamos de uma crença genuína, precisamos de uma arte criteriosa e bem elaborada para enxergar a realidade, a arte não foi feita pra denunciar o sistema, tampouco para servi-lo!

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